21 MAR 2022 - No dia 10 de março aconteceu na Paróquia São Pedro em São José dos Pinhais o Processo de Escuta com o Conselho Diocesano de Pastoral.

O Conselho é coordenado pelo Pe. João Maria Rodrigues Stech e secretariado por Léo Marcelo Plantes Machado e reuniu os coordenadores de Pastorais e Movimentos da Diocese para a Escuta Sinodal. 

O Papa Francisco convocou o Sínodo sobre a sinodalidade para que todos possamos tomar consciência de que a missão da Igreja não é apenas tarefa do papa, dos bispos, dos padres e dos religiosos. A missão da Igreja é responsabilidade de todos os batizados. O processo sinodal visa escutar e sintetizar o que o Povo de Deus tem a dizer sobre como “caminhamos juntos” na Igreja. 

Para esta Escuta Sinodal foram convidados 3 representantes de cada coordenação diocesana. Foi preparada uma carta-convite com os procedimentos para serem realizados pelos participantes antes do encontro. Os participantes foram divididos em grupos e acompanhados por um moderador, que a partir da Leitura Orante da Palavra de Deus, puderam refletir e partilhar. Em seguida aconteceu a escuta sinodal.