08 MAR 2022 - Nesta terça-feira, 08 de março, a Câmara Eclesiástica divulgou uma nota sobre o senhor BRAZ HOINATZ DE ANDRADE. Confira:

NOTA DA CÂMARA ECLESIÁSTICA

Ao povo fiel de São José dos Pinhais, especialmente os agentes de pastoral: clérigos, religiosos e leigos

Dada insistência de informações depreciativas que estão circulando na Diocese, Sua Excelência Reverendíssima, O Bispo Diocesano Dom Celso Antonio Marchiori, pede a esta Câmara Eclesiástica que comunique ao povo de Deus desta Igreja Particular o que segue:

Nós, Padre Paulo Henrique Sgarabotto, Vigário Geral e Padre Rafael Fuchs, coordenador da Pastoral Presbiteral, vimos por meio deste instrumento comunicar que aos 8 de fevereiro de 2022, por SUPREMA E INAPELÁVEL DECISÃO DE SUA SANTIDADE O PAPA FRANCISCO, o senhor BRAZ HOINATZ DE ANDRADE foi DEMITIDO DO ESTADO CLERICAL.

Portanto, não pode mais apresentar-se como PADRE. Ele Recebeu do Papa Francisco DISPENSA DE TODAS AS OBRIGAÇÕES SACERDOTAIS, INCLUSIVE DO CELIBATO. Isto não teria acontecido sem um motivo sério. O Papa não sai por aí “distribuindo penas a bel prazer”. Sabemos que os últimos Papas prumaram pela seriedade e transparência, querendo em casos como este, acima de tudo preservar a SANTIDADE DA IGREJA. E então, até mesmo por causa disso, não é possível expor as graves razões do doloroso processo que culminou em tal resultado triste, mas necessário para o bem da Igreja e dos fiéis atingidos.

Recomendamos que em espírito de total obediência ao Santo Padre, o Papa Francisco, e em comunhão com ele e com o nosso Bispo Diocesano Dom Celso Antônio Marchiori, não se proceda com protestos, boicotes ou outras atitudes como comentários maldosos. Para o Papa e para o Bispo não é fácil que uma Diocese perca um padre! Agora tão somente rezemos para que o senhor BRAZ HOINATZ DE ANDRADE seja um bom cristão no meio do mundo, acatando humildemente o que lhe impõe a autoridade eclesiástica. Ele sim, teve conhecimento ao longo do processo daquilo de que era acusado. Ao senhor Braz foi inclusive dada oportunidade de defesa. Como já é sabido na Diocese, os lamentáveis ocorridos estão relacionados com as situações dolorosas que também envolveram denúncias ao Papa em desfavor do então Padre Francisco Barbosa. Contudo, este último pediu por própria conta a sua DEMISSÃO do estado clerical diante do que se apresentou contra a sua pessoa. Não convém elencar as motivações que levaram às decisões tomadas em Roma depois de inúmeras denúncias e provas apresentadas por fiéis e suas testemunhas ao Santo Padre. Assim sendo: Roma locuta, causa finita est!
Que São José nos proteja! São José dos Pinhais, 8 de março de 2022.

Pe. Rafael Fuchs
Pe. Paulo Henrique Sgarabotto