07 MAR 2022 - No mês de fevereiro e março as paróquias da diocese foram incentivadas a realizarem as inscrições para a Primeira etapa Inicial da catequese.

A novidade este ano, foi a instituição da Festa das Inscrições, um momento de acolhida e celebração entre as famílias, comunidade e catequistas. Para este momento a Equipe Diocesana da Animação Bíblico-Catequética preparou um roteiro celebrativo. Os objetivos da Festa das Inscrições são: acolher as famílias e futuros catequizandos; intensificar o compromisso entre os catequistas e as famílias, pois catequizar será uma tarefa conjunta; superar a forma burocrática realizada no formato de matrícula, passando a ser um momento de acolhida, interação e reflexão entre os familiares e os catequistas.

Cabe também destacar que a orientação diocesana é de que seja somente realizada a inscrição para a primeira etapa inicial, não sendo mais necessárias as chamadas “reinscrições”, pois a catequese é um processo contínuo de cinco etapas.

Acompanhe alguns depoimentos sobre a Festa das Inscrições.

“Todas as nossas sete comunidades realizaram a Festa das Inscrições no mesmo dia, 12/02. As famílias foram acolhidas com muita alegria e todo o cuidado necessário. Muitos país estavam ansiosos pelo retorno presencial. Fizemos a Leitura Orante após uma analogia entre o semeador e nós como pais, quais os terrenos estamos preparando para os nossos filhos. A alegria transborda em todos.” (Eleandro José Cordeiro e Josiane de Fátima M. Luiz Cordeiro - Coordenadores paroquiais da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Xingu – São José dos Pinhais).

“Durante o mês de fevereiro, algumas comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro (Nossa Senhora da Luz, Sagrada Família e Matriz), realizaram a Festa das Inscrições, a divulgação ocorreu nas missas, nas redes sociais da paróquia/comunidade e nos grupos de whatsApp. Ao adotarmos o modelo apresentado pela nossa diocese, desde o início tentamos mostrar para as famílias que a catequese não é escola, não tem matrícula, rematrícula, não é aula, não tem professor, é a educação da fé, e que as famílias precisam compreender qual é o seu papel nesse processo, ou seja, que compreenda que a catequese inicia em casa, que eles são os primeiros catequistas de seus filhos.” (Joelma Penteado Coordenadora paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro)

"Gostei muito da participação das crianças, onde puderam se apresentar e contribuir com seu sim, tenho 9 anos na caminhada catequética, mas notei que os pais entenderam a nova proposta e estão ativos não só no grupo, mas nos compromissos assumidos, entendendo melhor o papel de cada um na evangelização das crianças. Os encontros nos ajudam e auxiliam os pais a entender melhor a palavra e partilhar em todos os momentos." (Isabel – Catequista da Comunidade Nossa Senhora da Luz – Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro.)

CATEDRAL SÃO JOSÉ

PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA - CONTENDA