Montagem Marcos Roberto SviecK Fernandes Pascom Sinodo dos Bispos 2021 2023 Diocese Sao Jose dos Pinhais125 FEV 2022 - Na última noite de terça (22/02), na modalidade on-line, a Equipe Sinodal da Diocese de São José dos Pinhais,

reuniu-se com as Equipes Sinodais Paroquiais (ESP) para dialogar sobre o processo de escuta.

Padre Rafael fez a acolhida, realizando um momento orante, lembrando que a Leitura Orante já havia sido iniciada pela manhã, quando o grupo recebeu orientações no grupo de WhatsApp. Destacou a unidade diocesana, pois rezou-se o evangelho do dia, a Cátedra de São Pedro.

Padre Andre Marmelicz, falou do momento do APRESENTAR: Que este momento seja também oportunidade de realizar um laboratório com os convidados, ou seja, exercitar o escutar. Frisou a importância de enviar a carta convite com 15 dias de antecedência e nela constar a leitura para ser meditada, junto com a pergunta que move o processo sinodal. Partilhou que ao apresentar na paróquia, pôde falar o que é o sínodo e como acontece pelo mundo, aproveitou para elencar as lideranças parceiras e praticar a escuta com eles, favorecendo o esclarecimento junto a ESP de algumas dúvidas que surgiram no encontro.

Padre João Maria, falou do momento do PLANEJAR: A ESP deve agendar um encontro presencial logo após apresentar o sínodo, para os membros fazerem o planejamento dos encontros. Neste encontro, pede-se que a ESP revise por completo o processo sinodal, através do Guia que a diocese preparou, passando por cada etapa, detalhando e desmiuçando os pormenores, a fim de esclarecer alguma dúvida, que ainda possa haver entre os membros. Após esta revisão, ainda seguindo o guia, a ESP irá elaborar o cronograma, onde detalhara aonde quer chegar, como irá chegar, com quais parcerias acontecerá cada escuta, enfim, pensar os encontros de escuta. Frisou o cuidado que a ESP precisa dedicar, para assegurar a participação do maior número de pessoas, inclusive independentemente do idioma, do grau de instrução, da condição social e econômica, da idade, de serem católicos afastados da igreja, de serem cristãos de outras igrejas ou ainda que professe outra crença. Pensar, elaborar e ouvir a eles é de grande importância, para não ficarmos apenas em ouvir pessoas de dentro das pastorais, movimentos da igreja.

Sra. Zilda de Fátima Muliki dos Santos partilhou que, após ouvir sobre o Apresentar, sobre o Encontro da ESP para planejar, depois de já elencado cada interlocutor e as lideranças parceiras, vem o momento do ENCONTRAR.

Este momento, seguindo o guia, após envio da carta convite, com antecedência de 15 dias, contendo as duas tarefas: Uma leitura para meditação (Que pode ser a sugerida ou uma que tenha sintonia a ver com o tema escolhido), com a pergunta principal, que move o sínodo. Assim as pessoas, meditarão sobre a leitura e virão para o dia preparadas, pode ser que tragam anotações ou não, pois a palavra meditada estará em seus corações. A ESP também deve estar preparada para algumas situações, como por exemplo, dos convidados chegarem em 50 pessoas para participar, então que seja dividido em grupos de até 10 pessoas, para que se tenha qualidade, pois se faz necessário o ouvir cada um, que cada um possa se expressar e ser ouvido, não apenas ficar na escuta. Ainda quanto aos convidados, importante que cada paróquia observe sua realidade em torno da paróquia, que possa ouvir também pessoas atendidas pela pastoral social, ou sobriedade, de pessoas atendidas por grupos, como em situação de rua, mesmo que não seja um grupo da igreja, mas que aconteça por pessoas que coabitam em torno da paróquia.

O Coordenador Diocesano Sinodal, Léo Marcelo Plantes Machado, comentou após a explanação de Zilda que o processo de escuta acontece em etapas que vão do antes, durante e depois, as quais precisam ser muito bem preparadas, estudadas e planejadas. Que todos da ESP desenvolvam a mística da leitura orante, pois os convidados irão se preparar, portanto que a ESP se prepare antecipadamente. No momento do ESCUTAR , cuidar para que as falas sejam objetivas, ou seja, direto ao assunto, pois todos precisam ser ouvidos, um a um. Estando atento e caso o moderador perceba, que intervenha retornando todos ao foco, evitando que saiam do contexto, retomando a escuta centrado no objetivo, no movimento do Espírito Santo. Ao registrar, fazer a síntese, lembrar que é escuta, não proposição, então que seja relatado o que se ouviu, que nem na escuta e nem na síntese, seja proposto algo, atividades ou sugestões, apenas estamos ouvindo e registrando o que todos irão falar. Haverá um momento para estas propostas mais à frente.

Pe. Rafael Fuchs, falou sobre DISCERNIR, que ocorre durante o momento da escuta. Citou o guia na pág. 23, que pode ajudar a conduzir, mas importante se realizar antes, um momento de silêncio, momento de oração, a qual ajude a internalizar as palavras da leitura que foi propostas para o encontro. Isso fará com que cada um possa ouvir o outro, perceber as ideias, perceber talvez algo que não havia imaginado e juntos, irão ressoando e percebendo uma conversão sinodal, escutando a todos com imparcialidade e clareza.

Kevin de Mattos Ganz, seminarista diocesano, trouxe sobre como será o momento do SINTETIZAR: No encontro da escuta, ao final se realiza uma síntese, porém ela é uma entre as três etapas. A primeira Síntese chamada de Preliminar é feita ao ouvir, após é lida aos presentes, a fim de corrigir, caso necessário. A segunda é a Síntese Final do Encontro, que apesar do nome, ele não será finalizado no dia ou no encontro, mas sim posteriormente por um grupo escolhido para este trabalho, para compreender, imaginemos o exemplo anterior, que vieram 50 pessoas, as quais foram separadas em 5 grupos, e destes grupos saíram as sínteses, as quais serão reunidas para então realizar a síntese do encontro. Posteriormente, estas sínteses serão reunidas e formarão então a terceira, que é a Síntese Sinodal Paroquial.

Adelia Terezinha de Abreu em sua contribuição, falou sobre o próximo passo, PARTILHAR a Síntese Sinodal Paroquial para toda a comunidade paroquial, que será para todos no dia 04 de junho, trouxe a informação que haverá um roteiro para este dia, mas que a criatividade e forma de apresentar o resultado do processo de escuta para a paróquia, esta aos cuidados da ESP.

Ao final, foi proporcionada a participação com perguntas, conduzida pelo Coordenador Diocesano Sinodal e durante este momento, ficou claro a orientação de seguir o guia, que foi criado pela diocese, de maneira a facilitar o entendimento e o desenvolver do caminho sinodal.

Dom Celso Antonio Marchiori, agradece a participação, dedicação e empenho de cada um na realização do processo sinodal na diocese. Fez uma oração, com intenção também àquelas pessoas que se encontram com problemas de saúde e deu sua benção a todos.

 

Texto/Ilustração: PASCOM – DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Marcos Roberto Svieck Fernandes.