18 OUT 2021 – São José dos Pinhais/PR - No domingo (17) aconteceu a Abertura da Fase Diocesana do Sínodo dos Bispos. O encontro aconteceu na Sede das Associações Católicas e a Santa Missa na Catedral São José.

Participaram da abertura representantes das paróquias, coordenadores diocesanos das pastorais e movimentos, seminaristas, representantes da vida consagrada e religiosa, representantes dos diáconos e representante dos presbíteros.

A Abertura aconteceu em dois momentos: o primeiro foi um momento reflexivo animado pelo Pe. João Maria Rodrigues Stech, coordenador da Ação Evangelizadora, auxiliado por Cláudia Aparecida de Oliveira. O coordenador diocesano da Comissão para a Fase de Escuta diocesana, Léo Marcelo Plantes  Machado,apresentou os membros da Comissão. O bispo Dom Celso Antônio agradeceu a todos pela presença e pediu as luzes do Espirito Santo para conduzir este momento diocesano. Após a leitura da Palavra de Deus (At 2,42-47) Pe. João Maria refletiu sobre o sentido da perseverança. Ser perseverantes no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão, nas orações. Em seguida o seminarista Rodrigo Vicktor falou sobre o processo de preparação e ação dos seminaristas no processo de escuta.

Assista o momento reflexivo: YOUTUBE - CLIQUE AQUI   -  FACEBOOK - CLIQUE AQUI

A coordenadora diocesana da Pastoral da Juventude Rone Aparecida Medina, falou sobre a juventude neste tempo de escuta. Os coordenadores da pastoral familiar Jocel Woitovicz de Franca e Cleide Maria do Rosário Franca falaram sobre a família. Em seguida foi explicado o significado da logomarca do Sínodo dos Bispos e as crianças entraram com cartazes expressando a Igreja que sonham para o futuro.

Outros representantes também foram convidados para momento de reflexão: Sra. Inês Fátima Polidoro, coordenadora pedagógica da Fundação Vida para Todos, de Mandirituba; Sra. Zilda de Fátima Muliki dos Santos, agente da Pastoral da Educação; Eduardo Fabricio de Andrade, agente da Pastoral Carcerária e membro da Comunidade Missionários do Bom Pastor; representante indígena (não estava presente). O seminarista Kevin de Mattos Ganz fez reflexão sobre a palavra Comunhão.

O segundo momento da abertura do Sínodo aconteceu na Catedral São José. Antes da Santa Missa houve a reflexão sobre a palavra Participação e Missão. Em seguida a Santa Missa de Abertura, onde aconteceu também o rito da benção da água, renovação das promessas do batismo e aspersão sobre os participantes.

Dom Celso Antônio, ressaltou na sua homilia que diante de tantas tarefas e demandas das nossas agendas paroquiais, não estamos diante de mais um evento, mas a necessidade de escutar. “Não há tarefa mais urgente, evento mais importante ou demanda mais necessária do que a de ouvir o que o Espirito diz às igrejas (Ap 2,10). O Espirito Santo está nos fazendo discernir o que é da vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito (Rm 12,2)”.

Diante de tudo isso, podemos não perceber esta graça que passa, pois podemos estar preocupados com o “ilusório prestigio das funções eclesiásticas ou com a presunção da nossa salvação, assim como fizeram Tiago e João no Evangelho deste 29º Domingo do tempo Comum”, explicou Dom Celso.

É o espirito sinodal que nos fará "caminhar juntos". As três palavras chaves deste caminho são: comunhão, participação e missão. "Ele (Deus) espera de nós uma resposta, espera de nós uma autêntica conversão sinodal, uma nova forma de ser a e agir como igreja. Somos membros do corpo de Cristo para a comunhão e somos habitados pelo Espirito para a missão. Todos sem excessões ou concessões", ressaltou o bispo.

No final da missa os representantes das paróquias, pastorais e movimentos receberam a vela como símbolo para as reuniões e encontros que serão realizados nas paróquias.

Assista a Missa de Abertura: FACEBOOK - CLIQUE AQUI   -   YOUTUBE - CLIQUE AQUI

A fase diocesana que compreende o processo de escuta, se estenderá até março de 2022. E o Sínodo dos Bispos será em Roma em 2023.

Pascom Diocesana

Fotos: NTC Vídeos Produções