07 OUT 2021 - A igreja católica em todo o mundo é chamada a participar da caminhada sinodal em preparação ao Sínodo dos Bispos que acontecerá em 2023. Dom Celso Antônio apresenta as orientações deste processo de preparação.

Carta do Bispo com orientações sobre a Etapa Diocesana - Sínodo dos Bispos

Com grande alegria convoco-os a participar da caminhada sinodal que o Papa Francisco nos motiva a vivenciarmos em vista dos preparativos do próximo Sínodo dos Bispos de 2023 que tem como tema: “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

O processo sinodal ocorrerá de forma descentralizada e com um itinerário composto de três fases (diocesana, continental e universal), por meio de consultas e discernimento, que culminará com a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada em outubro de 2023.

1- Inauguração solene: Será realizada pelo Papa Francisco nos dias 9 e 10 de outubro, no Vaticano.

2- Abertura da Etapa Diocesana: Será um momento de motivação e reflexão, seguido da Santa Missa, com transmissão compartilhada nas redes sociais diocesanas youTube e facebook.

Data: 17 de outubro Local: Catedral São José

Horário: 14h – Inicio, motivação e reflexão 15h30min – Santa Missa

Participantes:

- Representantes das paróquias - cada pároco indicará um(a) leigo(a) para participar;

- Presbíteros, diáconos e religioso(s) - forma representativa. A Pastoral Presbiteral, a CDD e Núcleo CRB receberão a indicação do número de participantes;

- Coordenação Diocesana das Pastorais e Movimentos – um representante diocesano de cada pastoral ou movimento;

- Seminaristas diocesanos.

3- Nomeação da Comissão Diocesana: Com o objetivo de motivar e articular o processo diocesano será constituída uma Comissão Diocesana. No dia 17 de outubro será oficializada os membros desta comissão.

Processo de escuta (outubro de 2021 a março de 2022): O objetivo é a consulta do povo de Deus para que o processo sinodal se realize na escuta da totalidade dos batizados, conforme consta do documento do sínodo, por meio de momentos de reflexão e estudo nas paróquias, através do documento preparatório e do vade-mécum.

Formação para os responsáveis paroquiais: Cada paróquia constituirá uma equipe, de três a cinco pessoas, responsável pela organização do Processo de Escuta paroquial. Esta equipe receberá orientações em dois encontros formativos organizados de forma online.

Datas: 21 e 28 de outubro. A presença deve ser nos dois dias.

Horário: 20h as 22h A formação será pelo aplicativo zoom.

Logo será enviado para as paróquias o link de acesso ao grupo de WhatsApp. Será por meio deste grupo que os participantes receberão as orientações de acesso.

Documento preparatório e Vade-mécum: Para facilitar a participação de todos, a Secretaria Geral do Sínodo divulgou o texto preparatório e o vade-mécum, para orientar o caminho do Sínodo durante a fase de escuta. Segue em anexo estes documentos.

Vademecum para o Sínodo 2023Para baixar CLIQUE AQUI

Documento preparatórioPara baixar CLIQUE AQUI

Confiantes na bonita caminhada que juntos faremos, pedimos ao Espírito Santo: “Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações. Ensinai-nos o que devemos fazer, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos.”

Dom Celso Antônio Marchiori