06 JULHO 2021 - A Igreja na América Latina e no Caribe está vivendo um tempo de graça, um kairós: prepara-se para a celebração de uma Assembleia Eclesial sem precedentes em duas fases.

A primeira é um amplo processo de escuta, e a segunda, um momento presencial que terá lugar entre 21 e 28 de novembro de 2021, no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe no México, e simultaneamente em vários outros lugares da região.

A Assembleia Eclesial procura responder à seguinte pergunta: Quais são os novos desafios para a Igreja na América Latina e Caribe, à luz da Quinta Conferência Geral de Aparecida, dos sinais dos tempos e do Magistério do Papa Francisco, tanto para a Primeira Assembleia como a caminho do Jubileu Guadalupano em 2031 e do Jubileu da Ressurreição em 2033?

O processo de preparação contempla uma participação plena e ampla de todo o povo de Deus peregrino na América Latina e no Caribe, para que esta Assembleia seja uma verdadeira celebração da identidade eclesial ao serviço da vida. Pretende ser uma expressão genuína de uma presença que acolhe as esperanças e os desejos de todas as mulheres e homens que compõem a Igreja, o povo de Deus, especialmente neste tempo de pandemia devido da COVID-19 e de tantas outras pandemias que foram reveladas. Um tempo em que a coerência com o Evangelho de Jesus será o gesto vivo que dará relevância ao ser e estará no meio dos gritos dos empobrecidos e da irmã mãe terra.

O caminho a ser percorrido em direção à Assembleia prevê um PROCESSO DE ESCUTA, onde é essencial que todas as mulheres e homens que constituem a Igreja de Cristo na América Latina e no Caribe, possam contribuir com a palavra e testemunho. É preciso uma participação ampla no processo de escuta envolvendo bispo, presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos(as), consagrados(as), respectivos órgãos diocesanos, paróquias, outros organismos eclesiais, congregações religiosas, movimentos laicais e outras instituições eclesiais e sociais, a fim de assegurar que a voz e todos seja acolhida.

Este processo de escuta, numa perspectiva sinodal, será a base do discernimento, e irá iluminará para orientar os passos futuros que a Igreja na América Latina e Caribe deve dar no acompanhamento de Jesus encarnado hoje no meio do povo, no seu sensus fidei, que é o seu sentido de fé.

Para compreender o processo de escuta em nossa diocese será organizado um momento formativo que será transmitido pelo youtube e facebook da diocese, no dia 08 de julho das 20h às 22h.

CONVERSANDO SOBRE O PROCESSO DE ESCUTA DA ASSEMBLEIA ECLESIAL DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE
Dia: 8 julho

?? https://www.facebook.com/357523698151367/posts/932375603999504/