23 JUNHO 2021 - Com a carta apostólica Patris Corde (com coração de pai) o Papa Francisco nos convocou a vivermos o “Ano de São José”, uma das iniciativas da nossa diocese é a cada dia 19 do mês rezarmos junto pela intercessão de São José.

No último sábado, 19 de junho, o bispo diocesano esteve na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Piraquara para rezar em sintonia com a 36.a Semana do Migrante que teve como lema “Quem bate à nossa porta?”. Este momento orante foi transmitido pelo facebok e youtube da diocese.

A 36ª Semana do migrante de 2021 teve objetivo de colocar em pauta a temática da migração e, ao mesmo tempo, levar a um compromisso sociopastoral diante da realidade dos migrantes. As orações e reflexões percorreram como pano de fundo a pergunta: O migrante que bate à porta nos predispõe ao diálogo ou nos fecha no isolamento e na indiferença?

Na oportunidade foi lembrado que a experiência de José em sair de sua terra e ir para o Egito com Maria e o menino Jesus, continua nos dias de hoje. Muitos são obrigados a deixar sua terra natal, ou o ambiente atual, e partir para terras distantes, para proteger sua vida ou de sua família. Não foi fácil para José e sua família sendo estrangeiros viver no Egito, sobretudo para uma família que adorava um só Deus. No ambiente egípcio, praticava-se o culto ao imperador e o número de ídolos era bastante elevado. José viveu a experiência de viver em outra terra, ser estrangeiro, viver outra cultura, conviver com outras tradições.

Dom Celso, motivou para a oração escrita pelo Papa Francisco na mensagem de 2020 para o Dia do Migrante e do Refugiado:

Pai, confiastes a São José o que tínheis de mais precioso: o Menino Jesus e sua mãe, para os proteger de perigos e ameaças dos malvados.
Concedei-nos, também a nós, a graça de experimentar a sua proteção e ajuda. Tendo ele provado o sofrimento de quem foge por causa do ódio dos poderosos, fazei que possa confortar e proteger todos os irmãos e irmãs que, forçados por guerras, pobreza e carências, deixam a sua casa e a sua terra a fim de se lançarem ao caminho como refugiados rumo a lugares mais seguros. Ajudai-os, pela sua intercessão, a terem força para prosseguir, conforto na tristeza, coragem na provação.
Daí a quem os recebe um pouco da ternura deste pai justo e sábio, que amou Jesus como um verdadeiro filho e amparou Maria ao longo do caminho.
Ele, que ganhou o pão com o trabalho das suas mãos, possa prover àqueles a quem a vida tudo levou, dando-lhes a dignidade dum trabalho e a serenidade duma casa. Nós Vo-lo pedimos por Jesus Cristo, vosso Filho, que São José salvou fugindo para o Egito, e por intercessão da Virgem Maria, a quem ele amou como esposo fiel segundo a vossa vontade. Amém.

O Momento orante foi finalizado com a recitação do terço de São José.

Fotos: Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Comunicação AED