15 JUNHO 2021 - A violência contra idosos, se ignorada, pode provocar o fim das histórias passadas e a prospecção de um triste futuro para o envelhecimento mundial.

A OMS define violência contra o idoso como ato de acometimento ou omissão, que pode ser tanto intencional como involuntário. O Ministério da Saúde validou o termo "maus tratos contra idosos" como ações únicas ou repetidas que causam sofrimento ou angústia, ou ainda, a ausência de ações que são devidas, numa relação em que haja expectativa de confiança. A violência implícita acomete os idosos de maneira velada, quando eles são, supostamente, preservados de situações com as quais teriam condições cognitivas e emocionais de lidar. A maioria dos agressores são da família, tornando a denúncia por parte do idoso mais difícil. São muitos os casos de omissão ou negligência que ocorrem pela exclusiva falta de orientação adequada aos familiares, cuidadores e idosos. O Estatuto do Idoso tem o intuito de regular os direitos assegurados às pessoas com 60 ou mais, mas também precisa ser mais trabalhado.

Tipos de violência contra o idoso

VIOLÊNCIA FÍSICA: forma mais perceptível aos olhos, mas nem sempre o agressor (a) irá cometer agressões que sejam tão perceptíveis como situações de espancamento que promovam lesões ou traumas que possam chamar a atenção das pessoas mais próximas.

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA: atos como agressões verbais, tratamento com menosprezo, desprezo ou qualquer ação que traga sofrimento emocional como humilhação, afastamento do convívio familiar ou restrição de liberdade de expressão.

VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL: qualquer violência exercida dentro do ambiente institucional (público ou privado)

NEGLIGÊNCIA: trata-se da recusa ou a omissão de cuidados

ABANDONO: ausência de amparo ou assistência pelos responsáveis em cumprir seus deveres.

ABUSO FINANCEIRO: exploração imprópria ou ilegal ou uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros

VIOLÊNCIA PATRIMONIAL: qualquer pratica ilícita que comprometa o patrimônio do idoso

VIOLÊNCIA SEXUAL: qualquer tipo de contato sexual (toque, gestos, exposições) não consensual de qualquer pessoa com um idoso

DISCRIMNAÇÃO: comportamento discriminatório, ofensivo, desrespeitoso em relação a condição física característica a pessoa idosa. O ageismo é a causa mais comum de discriminação.

A PASTORAL DA PESSOA IDOSA tem como objetivo sobre este tema , assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto realização, repudiando qualquer forma de violência realizada contra a pessoa idosa.


DENUNCIE: RESPEITE E PROTEJA NOSSOS IDOSOS DISQUE 100... USANDO QUALQUER TELEFONE PARA DENUNCIAR CASOS DE VIOLÊNCIA