09 JUNHO 2021 - No dia 01 de junho realizou-se o encontro on-line com os coordenadores dos Ministros Auxiliares da Comunidade (MACs) o principal objetivo do encontro foi avaliar a Escola de Ministérios e realizar um planejamento das atividades para o segundo semestre.

A Escola de Ministérios tem como objetivo preparar novos MACs. Neste ano, devido às restrições ocasionada pela pandemia, está sendo realizada em duas instâncias: uma parte paroquial e outra diocesana. A formação paroquial é realizada em encontros (2 horas cada) com os seguintes temas de formação, por ordem: 1- Cristologia; 2- Eclesiologia; 3- Liturgia; 4- Sacramentos. 5- Formação específica e questões práticas. Cada tem um texto básico (apostila) que é disponibilizado para as paróquias. Os assessores dos temas são escolhidos pela paróquia, podendo ser MAC, seminarista, diácono, padre. A formação diocesana acontece na forma online pelo youtube em encontros mensais. Cada mês é realizada uma formação de 2 horas para todos os novos MACs da diocese.

Os coordenadores organizados em salas simultâneas partilharam como está sendo a realização da Escola de Ministérios em âmbito paroquial e a adesão a proposta da formação na parte diocesana em formato on-line. Na síntese geral organizada no grande grupo, com todos os coordenadores, destacou-se que a participação tem sido boa nas paróquias, algumas paróquias conseguem realizar os encontros mensais na forma presencial e outras realizam on-line, na formação diocesana a participação mensal tem sido boa também, em alguns casos tornou-se mais viável atingindo mais participantes e sem custos, uma dificuldade ainda é o acesso a internet por parte de alguns participantes, algumas paroquias conseguiram reunir os participantes nos salões paroquiais e projetar em tela para todos os encontros diocesanos no dia da formação.

Os candidatos a novos MACs que estão participando a Escola de Ministérios irão concluir os estudos dos temas no mês de julho. A última data da formação diocesana será no dia 22 de julho. Depois desta data os párocos irão agendar a celebração de investidura, que será realizada em cada paroquia pelo pároco.
Para o segundo semestre foi apresentada e aprovada a proposta da realização da formação permanente on-line para todos os MACs novos e atuantes (setembro e novembro). Dois momentos de duas horas cada em um dia de semana pelo youtube, todos os MACs depois recebem o link para acesso.

Os coordenadores paroquiais terão um encontro on-line pelo zoom no mês de outubro. As datas da formação permanente e da reunião de coordenadores ainda serão agendadas.Quanto aos temas da formação permanente será enviado aos párocos e aos coordenadores paroquiais dos MACs um formulário para que possam sugerir as propostas de temas a serem tratados na formação permanente.

Ação Evangelizadora