10 MAIO 2021 - No dia 05 de maio, Dom Celso Antônio, a Coordenação Diocesana da Pastoral da Criança e algumas líderes paroquiais estiveram reunidos on-line em um encontro promovido pela Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

Caroline Dalabona, da Coordenação Nacional, apresentou dados referentes aos atendimentos realizados a gestantes e crianças na diocese. Os dados comparativos entre o último trimestre de 2019 e o primeiro trimestre de 2021 apresentaram uma redução, o que já era esperado devido a pandemia. Também foi destacado a necessidade de aos poucos implantar o uso do aplicativo da Pastoral da Criança durante a visita domiciliar, isso facilita o acompanhamento dos dados que já são computados instantaneamente. O método mais utilizado ainda é preenchimento das FABs (Folha de Acompanhamento e Avaliação Mensal das Ações Básicas de Saúde e Educação na Comunidade) onde são registrados os dados de todas as gestantes e crianças acompanhadas pelos líderes de uma comunidade.

Na oportunidade as líderes expressaram algumas necessidades: Trabalho coletivo entre as pastorais nas comunidades, maior apoio em algumas comunidades, novas capacitações para as líderes.

Dom Celso em sua reflexão destacou que é preciso focar nas pessoas que vão ser atendidas, ou seja, as famílias, de alguma maneira precisamos chegar às famílias e principalmente às menos favorecidas. Por isso é necessário um trabalho de articulação entre todas as iniciativas de uma comunidade, para que todos possam chegar às famílias"

Para os próximos meses ficou definido que a coordenação Diocesana da Pastoral Criança, levará a reflexão sobre sua atuação na diocese na reunião do Grupo de Reflexão Pastoral com o objetivo de traçar novos caminhos para a Pastoral da Criança na diocese.

Ação Evangelizadora