14 ABRIL 2021 - No dia 12 de abril, às 20h, a Equipe Diocesana da Animação Bíblico-Catequética esteve reunida online com os catequistas da catequese com adultos. Estiveram presentes 64 catequistas das diversas paróquias da diocese.

Inicialmente foi realizada uma avaliação da caminhada catequética até este momento, a partir de uma dinâmica comparativa entre os elementos necessários para uma árvore crescer e a prática catequética (raiz, tronco, chão, caule, galhos, flores, frutos). Novas perspectivas para a catequese com adultos foram compartilhadas.

Os participantes em salas simultâneas puderam também refletir sobre a relação catequese e sociedade/comunidade mediante comparativo com três ilustrações (abacate, laranja e caju) a partilha pontuou-se na necessidade de rever a forma que conduzimos a catequese deixando de ser auto referencial, falando pra si mesmo (como é a semente de abacate centrada), necessidade de não deixar as pessoas e oportunidades fora da nossa reflexão (semente do caju), mas sim uma catequese que esteja na vida das pessoas, espalhada no todo davia, assim como as sementes da laranja.

Em sua mensagem Dom Celso, falou aos participantes sobre a necessidade de " ações concretas para a catequese com adultos, ir aos encontros daqueles que precisam, inicialmente pode ser gestos simples, não deixar de acolher e ouvir as pessoas, precisamos ser presença" destacou.

No momento orante a partir do texto bíblico de Jesus e a Samaritana os participantes rezaram sobre as "sedes", quais as "sedes" que o catequista, as pessoas estão tendo neste momento. O encontro foi muito produtivo e haverá continuidade nos próximos meses.

Texto e fotos: Equipe de Animação Bíblico-catequética