14 SETEMBRO 2023

PASTORAL INDÍGENA

Nos dias 08 e 09 de setembro aconteceu a reunião da coordenação regional e colegiados da Pastoral Indígena e Indigenista no Regional Sul2 CNBB. Foi um momento de aprendizado e troca de experiências, entre indígenas e indigenistas. A finalidade desta reunião foi avaliar, deliberar e executar ações em prol da comunidade indígena de forma ampla e a partir dos pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), Palavra, Pão, Caridade e ação Missionária.

Após apresentação do grupo, analisamos a proposta de estrutura e organização da pastoral no regional. O que a princípio foi bem acolhido e passará por uma prévia avaliação e possível correção na prática de sua implantação. Foi assunto de pauta a implantação de uma casa de passagem em Guarapuava para acolher os irmãos e irmãs indígenas que por aí passam, realizando o comércio de seus artesanatos, meio de sua subsistência. E que se instalam ainda de maneira desumana e vulnerável nesta cidade.

Tivemos também a presença da Ir. Luciene Toledo, representando a Pastoral Carcerária, falou sobre os indígenas em cárcere privado, (8 no Paraná) da necessidade de atenção a esses irmãos e seus familiares. Abordamos várias outras temáticas que diz respeito aos povos originários e suas demandas: sociais, politica, cultural, religiosa e outras.... após uma reflexão das atividades realizadas até o momento foi elaborado o novo calendário para 2024, quando acontecerão todos os desdobramentos dos temas propostos.

A Diocese de São José dos pinhais esteve representada pelo diác. Haldhessir e sua esposa Josélia, articuladores da Pastoral Indígena e Indigenista em nossa diocese.