03 AGOSTO 2023

COMISSÃO REGIONAL DOS PRESBÍTEROS (CRP)

KARINA DE CARVALHO - ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO DA CNBB SUL 2

Na manhã dessa quarta-feira, 02 de agosto, desembarcaram no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba (PR), os padres guineenses Paulo de Pina Araújo e Luís Paulo da Costa Monteiro. Eles pertencem à diocese de Bafatá (PR), na Guiné-Bissau, África, onde a Igreja do Paraná mantém a Missão Católica São Paulo VI.

Os padres foram recepcionados pelo presidente da Comissão Regional de Presbíteros (CRP-PR), padre Emerson Lipinski, pelo secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, pelo colaborador responsável pelo Conselho Missionário Regional (COMIRE), Edson da Costa Pereira, e por membros do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) da paróquia Nossa Senhora Aparecida do Xingu, da diocese de São José dos Pinhais (PR).

Padres são acolhidos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Xingú, São José dos Pinhais

A visita dos padres foi promovida e articulada pela CRP, a fim de estreitar laços do clero da diocese de Bafatá com o clero das dioceses do Paraná. Desde o ano de 2019, a CRP-PR assumiu o projeto: “Mostrai-vos solidários com os irmãos” (Rm 12,13), no qual realiza durante a Semana Santa, uma coleta, espontânea e livre, entre os padres do Paraná para ajudar os padres na Guiné-Bissau.

Até o dia 30 de agosto, os dois padres terão uma extensa programação, percorrendo várias arqui/dioceses do Paraná. Eles serão levados a conhecer a realidade da pastoral presbiteral, das pastorais, movimentos, organismos, também terão momentos de confraternização e passeios turísticos e culturais. Nos dias 21 a 25 de agosto, eles participarão do Encontro Regional de Presbíteros, em Toledo (PR), onde terão uma oportunidade de formação e convivência com padres de todas as dioceses do Paraná.