Na diocese a nomenclatura (MAC), substitui a de (MECE’s) usada para referir-se aos ministros Extraordinários da comunhão Eucarística.

A motivação desta mudança se dá ao fato, de que costumeiramente ouvimos falar em Ministros da Eucaristia, ou Ministros Extraordinários da Eucaristia, ou ainda Ministros Extraordinários da Comunhão, ambas as expressões para se referirem à mesma função, propriamente, e de modo equivocado, àqueles que auxiliam o presbítero com a distribuição da Sagrada Eucaristia durante as Missas. Não obstante, aqui se faz necessário esclarecer algumas dúvidas. Vejamos: Jesus, ao instituir a Santíssima Eucaristia, delega este serviço ministerial aos seus discípulos: “Fazei isto em memória de mim”. Deste modo, não há dúvidas que o Ministro da Eucaristia é o próprio sacerdote.
Pretendemos portanto, que o uso dessa nova nomenclatura (MAC´s) Ministros Auxiliares da Comunidade, ajude a fazer e entender a devida distinção entre o sacerdócio comum de Cristo, conferido a todo fiel por ocasião do Batismo, e o sacerdócio ministerial ordenado, conferido aos presbíteros por ocasião do sacramento da Ordem.

Quem são e o que fazem então os MAC’s?
O Ministro Auxiliar da Comunidade (MAC) é um fiel leigo com carisma específico, chamado pela Igreja, a fim de, inserido na realidade temporal e nas responsabilidades familiares, prestar serviço voluntário e gratuito à comunidade eclesial, em unidade e sob a coordenação e animação do Pároco.
Missão: ser educador da fé católica; despertar na comunidade eclesial a consciência de fazer da Igreja a casa e a escola da comunhão e da fraternidade; animar a vida litúrgico-eucarística na comunidade eclesial; promover a prática da caridade, especialmente com os pobres e os doentes; contribuir para que a comunidade eclesial torne-se uma autêntica escola de oração.
Algumas das funções dos MACs: coordenar a Celebração Dominical; Distribuir a Comunhão Eucarística; levar a comunhão aos doentes em casa e nos hospitais; coordenar as celebrações das Exéquias na ausência do Presbítero e zelar pela conservação do Santíssimo Sacramento; estar atento às necessidades da comunidade e promover a união de todos; integrar-se e auxiliar os Grupos de Reflexão.

Para promover a formação de novos MAC's a cada dois anos é ofertada nos setores pastorais da diocese a Escola de Ministério.

OBJETIVOS:
•Preparar candidatos para os diversos Ministérios (da comunhão, da Palavra , da Esperança)
•Assegurar aos candidatos uma formação fundamental teórica e prática relacionada ao ministério que irão exercer.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ( básico )
Introdução - Visão geral da Escola.
Eclesiologia - Uma Igreja ministerial - A relação entre o sacerdócio ministerial e o sacerdócio comum dos fiéis ; Ministérios ordenados e não ordenados.; organização da Igreja; dízimo e suas dimensões.
Cristologia – Introdução; O Mistério Pascal ;Jesus Histórico; Cristo da Fé; Títulos Cristológicos; Sagrada Escritura - Introdução à Bíblia; Antigo e Novo Testamento ; Evangelhos e Cartas Paulinas;
Liturgia - Introdução e fundamentação da Liturgia; Estudo do IGMR ; ano litúrgico; missa parte por parte e os objetos litúrgicos; espaço celebrativo; pastoral litúrgica ,equipe de liturgia e suas funções.
Sacramentos -introdução aos sacramentos (sacramentos de iniciação); sacramentos da Penitência e Unção dos Enfermos; sacramentos da Ordem e Matrimônio.
Pastoral - formação pastoral, formação humano- afetiva.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS - (para cada ministério)
MINISTÉRIO DA PALAVRA
Formação Bíblica
     • Interpretação pastoral da Bíblia: exercício com textos escolhidos.
     • Leitura orante da Bíblia: exercício com textos escolhidos.
     • Diversidade de carismas e ministérios na Igreja apostólica (nas cartas paulinas e nos evangelhos).
     • O ministério da Palavra nos Atos dos Apóstolos (o ministério da Palavra pelos apóstolos e o ministério dos diáconos e demais colaboradores
Formação Pastoral:
    • Leitura da “Dei Verbum”, (textos escolhidos).
    • Evangelização e ação pastoral na cidade e no campo.
    • Evangelização e Pastoral Social.
    • A comunicação da Palavra de Deus em linguagem moderna: mídia atual.
    • Celebração da Palavra de Deus- parte por parte
    • Noções gerais de homilética ,exercícios sobre textos e temas escolhidos.
Formação Teológica :
    • A relação entre Escritura, Tradição e Magistério.
    • Palavra de Deus, sofrimento humano e opção pelos pobres.
    • O anúncio da Palavra de Deus no contexto da modernidade.
    • O lugar da Palavra de Deus na liturgia eclesial: a mesa da Palavra.

MINISTÉRIO DA COMUNHÃO
Formação Bíblica
    • Prefigurações da Eucaristia no Antigo Testamento.
    • Instituição da Eucaristia em Jesus de Nazaré.
    • Celebração da Eucaristia nas comunidades cristãs.
Formação Teológica
    • Teologia da Eucaristia: elementos básicos.
    • Eucaristia e sociedade moderna: implicações sociais e políticas da Eucaristia.
Formação Pastoral
    • Documentos da Igreja com referência a Eucaristia (textos escolhidos).
    • O ministério da distribuição da Eucaristia nas celebrações da comunidade.
    • O ministério da distribuição da Eucaristia aos doentes.
    • Espiritualidade do Ministro(a) da distribuição da Eucaristia.

MINISTÉRIO DA ESPERANÇA
Formação Bíblica
    • O ministério da esperança no Antigo Testamento.
    • O ministério da esperança em Jesus de Nazaré.
    • O ministério da esperança nas primeiras comunidades cristãs.
Formação Teológica
    • Morte e ressurreição: elementos básicos da fé cristã.
Formação Pastoral
   • O ritual das exéquias.
   • O ministério do consolo e da esperança junto aos familiares enlutados.