23 MAIO 2023

TEXTO: PE. MARCIO ADRIANO KREFER - PASCOM

FOTOS: EDENILSON CARLOS MULAZANI - PASCOM

Nesta segunda e terça-feira, 22 e 23 de maio, presbíteros do Paraná provenientes de várias Arquidioceses, Dioceses e Metropolia Ucraniana reuniram-se para o 15º Torneio dos Presbíteros do Regional Sul da CNBB. O encontro aconteceu em São José dos Pinhais, na Associação dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, em Campo Largo da Roseira.

O evento é promovido e organizado pela Comissão Regional de Presbíteros (CRP), junto aos coordenadores diocesanos da Pastoral Presbiteral e os padres da diocese anfitriã. Os presbíteros foram recepcionados na segunda-feira a tarde no Hotel Bristol e Ibis Budget em São José dos Pinhais. Em seguida foram deslocados de ônibus até a Capela São Sebastião em Campo Largo da Roseira, onde houve um momento de espiritualidade. Após a oração foi servido o jantar na Associação dos Metalúrgicos. Cerca de 185 padres participaram do torneio, que teve várias modalidades: truco, canastra, tênis de mesa na segunda-feira a noite; voleibol e futebol na terça-feira de manhã. Estavam presentes também os bispos: Dom Wagner - emérito de Guarapuava, Dom Walter - União da Vitória, Dom Edgar - Palmas/Francisco Beltrão, e Dom Celso Antônio Marchiori - São José dos Pinhais.

Dioceses/Arquidioceses que participaram do torneio: Diocese de  Ponta Grossa, Diocese de Jacarezinho, Diocese de União da Vitória, Diocese de Foz do Iguaçu, Diocese de Guarapuava, Diocese de Umuarama, Diocese de Toledo, Diocese de Palmas/Francisco Beltrão, Diocese de Campo Mourão, Diocese de São José dos Pinhais, Arquidiocese de Londrina, Metropolia Ucraniana São João Batista. A diocese de São José dos Pinhais foi a anfitriã neste ano e acolheu todos os presbíteros para o evento. No próximo ano o torneio será realizado na Diocese de Toledo.

O torneio regional dos presbíteros do Paraná é um evento realizado uma vez por ano e talvez seja o único no Brasil com essa dimensão. Tem o objetivo de ajudar no cuidado da saúde física, psíquica e espiritual dos padres, fortalecendo a fraternidade, a unidade e amizade presbiteral. O padre também necessita de diversão. É um momento de encontro, celebração, partilha e a vivência da alegria por meio do esporte.

Os vencedores de cada modalidade foram os seguintes:

FUTEBOL

- 1º lugar: Diocese de Toledo

- 2º lugar: Diocese de Palmas/Francisco Beltrão

- 3º lugar: Diocese de Ponta Grossa

ARTILHEIRO

- Pe. Mauro - Diocese de Toledo

GOLEIRO MENOS VAZADO

- Pe. Edson - Diocese de Palmas/Francisco Beltrão

CANASTRA

- 1º: Dupla da Diocese de Foz do Iguaçu

- 2º: Dupla da Diocese de Foz do Iguaçu