04 AGOSTO 2022 - No início do mês das vocações, celebra-se o dia do Padre por ocasião da memória litúrgica de São João Maria Vianney.

Os presbíteros diocesanos e religiosos reuniram-se neste dia (04) para celebrar juntamente com o Bispo Dom Celso Antônio Marchiori, o dia do Padre. O encontro aconteceu na casa dos Presbíteros (Pusillum) em São José dos Pinhais. Após a Santa Missa os presbíteros tiveram um momento de confraternização com almoço.

Mas porque no dia 04 de agosto é celebrado o dia do Padre?

Na primeira semana de agosto celebra-se liturgicamente a memória de São João Maria Vianney. A vida deste sacerdote se resumia na seguinte frase que costumava dizer: “se soubéssemos bem o que é um padre na terra, morreríamos não de medo, mas de amor”. Conhecido como "Cura d'Ars", João Maria Vianney nasceu próximo de Lyon, na França, no dia 08 de maio de 1786. Os pais eram camponeses e João Maria aos 17 anos ainda era analfabeto. Porém vivia uma forte religiosidade graças aos ensinamentos que recebia dos seus pais e desde criança dizia que queria ser sacerdote.

João Maria enfrentou muitas dificuldades nos estudos de modo que não conseguia acompanhar juntamente com os colegas os estudos da filosofia e teologia. Em 1815 foi ordenado sacerdote mas impedido de atender confissões ou dar conselhos, pois era considerado incapaz para tal. Alguns anos depois foi liberado para exercer de modo pleno o seu ministério.

Foi enviado para a cidade de Ars, conhecida como lugar onde praticava-se bebedeiras, imoralidades, vicios de todas as modalidades e blasfêmias. João Maria iniciou o seu ministério com muita piedade, caridade e perseverança, causando no povo uma busca intensa pelos sacramentos. Todos o procuravam para se confessar e pedir conselhos. Sua vida sacerdotal durou 40 anos. Faleceu em 1859 com 73 anos. Foi canonizado pelo Papa Pio XI em 1925 e declarado padroeiro dos sacerdotes (párocos). Por isso no dia 04 de agosto é celebrado o dia do Padre.

Pascom Diocese de São José dos Pinhais