Site 0318 FEV 2022 – Na noite de quinta-feira (17), a Coordenação Diocesana promoveu a primeira live da formação para Campanha da Fraternidade 2022.

Com assessoria do Prof. Humberto Silvano Herrera Contreras[1] a formação contou com mais de 190 pessoas de toda Diocese, que puderam participar com perguntas e partilhar suas realidades e inquietações.

Site 01Toda época quaresmal, temos em nossa igreja a Campanha da Fraternidade, momento que nos desperta a envolver a sociedade brasileira para reposicionar, focar nossas energias e atenções, ao que é essencial.

Neste ano novamente, a campanha nos faz refletir sobre Fraternidade e Educação com o tema: Fala com Sabedoria, ensina com amor (Cf. Pr 31,26).

Site 02Os participantes puderam refletir sobre algumas palavras do Dicionário do Pacto Educativo Global, que estão presentes na campanha; Relembrar acontecimentos do pontificado de nosso Papa Francisco, como o Evangelii Gaudium, Laudato si', que sugere com palavras diferentes a necessidade de reconstruir a aliança, e que o caminho é a educação integral.

Site 06Aspectos como escutar, interpretar a realidade e de modo figurativo, o embarrar os pés para ter aderência ao dia-a-dia, que favoreça o comunicar, o ensinar, com profundidade suficiente para que as palavras cheguem ao coração, com amor, foram abordadas com muita clareza.

Site 04Dom Celso Antonio Marchiori expressou suas palavras partilhando acreditar que a Campanha da Fraternidade, tem muito a ajudar, que educação e evangelização são duas ações muito próximas, por isso pediu a ouvir, refletir, rezar cada vez mais e em especial no momento que vivemos, com tanta complexidade, situações adversas que forçam a desesperança, momento que demanda o fortalecimento, também espiritual, para resgatar em cada um a esperança para também, serem aos outros, sinal de esperança.

Ao final, os participantes puderam expor suas dúvidas, algumas delas anotadas para dar sequência na próxima live, já marcada para próxima quinta 24.02 também às 20h.

A live esta disponível na integra, no link: https://www.youtube.com/watch?v=9ihzou8UkHY

Texto: Marcos Roberto - Pascom Diocese de São José dos Pinhais
Imagens, capturadas durante a live.

___

[1] Mestre e Doutor em Educação, Professor Universitário e Assessor na área de Ensino Religioso e Pastoral da SM Educação. Participa no Grupo de Trabalho de Pastoral da ANEC e do setor de Ensino Religioso e Universidades da CNBB).