A I Assembleia Diocesana de Pastoral aconteceu nos 03 e 15 de novembro de 2007, no Auditório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em São José dos Pinhais. Esta assembleia refletiu sobre a realidade eclesial brasileira, a realidade dos municípios que compõem a diocese, as diretrizes para os sacramentos do Batismo e Matrimônio, a organização do Conselho Paroquial de Pastoral e do Conselho Econômico Paroquial e definiu as suas prioridades.

 

 

 

 

 

 

A II Assembleia Diocesana de Pastoral foi realizada no dia 21 de novembro de 2009, no salão da Paróquia São Pedro, São José dos Pinhais, e teve como objetivos: - Refletir e dar encaminhamentos para os Diretórios dos Sacramentos (Ordem, Penitência. Eucaristia, Crisma e Unção dos Enfermos); - Avaliar o que foi realizado em vista das prioridades diocesanas; - Planejar as atividades pastorais para o biênio (2010-2011); - Refletir e assumir a dimensão missionária como um estado permanente, em sintonia com o Regional Sul II da CNBB. As discussões desta assembléia foram refletidas em duas instâncias. Um grupo composto por dois representantes de cada setor e mais alguns convidados finalizaram o processo de sistematização das linhas de ação para a aplicação da prioridade do Regional sul II, “renovação paroquial”. Já o Conselho Diocesano Pastoral, em suas reuniões ao longo do ano, concentrou-se na organização do Diretório dos Sacramentos.

 

 

 

No dia 15 de novembro de 2013, na Paróquia São Pedro, em São José dos Pinhais, foi realizada a III Assembleia Diocesana de Pastoral.

Neste dia foram fundamentados o tema "Renovação Paroquial" e os projetos para o Plano de Ação Pastoral 2014 a 2018. O tema da assembleia não é novo, pois já no Plano de Emergência da CNBB em 1962 já mencionava a renovação paroquial, sendo este assunto resgatado em Aparecida (2007). Partindo do Documento de Aparecida (2007) foram apresentados algumas ideias do conceito de renovação paroquial presente neste documento. Também foram justificados a importância de cada um dos quatro projetos propostos para o Plano de Pastoral: Conselhos de Pastoral, Formação de Lideranças, Juventude e Vocações Específicas.

Dom Francisco Carlos Bach apresentou a importância da Assembleia Diocesana de Pastoral, destacou que este é o maior momento de expressão pastoral da vida de uma diocese, nela são aprovados ou avaliados os projetos que serão ou estão sendo desenvolvidos, por isso nenhuma comunidade ou paróquia, pastoral ou movimento eclesial tem o direito de caminhar ignorando as determinações de uma Assembleia Diocesana de Pastoral.

Lembrou também que determinar alguns projetos para um determinado período não significa ignorar todas as outras atividades pastorais que acontecem ordinariamente. Mas significa que, num determinado período, maior atenção será dada e todos, em tudo, terão em mente os projetos e ajudarão na sua realização. Enfatizou que ordinariamente existem dois tipos de Assembleia Diocesana: Planejamento ou Revisão do Plano de Pastoral.

Regra geral: todo ano haverá Assembleia Diocesana, para determinar ou revisar os projetos aprovados. O mesmo critério vale para todas e cada uma das paróquias. “Todas as paróquias, inclusive pastorais e movimentos eclesiais, sem deixar o que é específico a cada um, deverão incluir em suas atividades, do melhor modo que for possível, os projetos que hoje aprovamos.”

Dom Francisco fez as considerações finais da assembleia enfatizando:
Somos diferentes uns dos outros...
Mas não como Torre de Babel...
Temos dons pessoais e carismas diversos para a construção do Reino de Deus, unidos.
Na comunhão eclesial faremos o coração da Diocese pulsar e dar os passos necessários.
Não conseguimos viver sozinhos, isolados uns dos outros, pois corre em nossas veias o amor de Deus.
O Batismo nos inseriu na vida trinitária e nos tornou Povo de Deus.
Povo de Deus num local determinado: Diocese de São José dos Pinhais, com uma missão específica: testemunhar o amor trinitário, gerando comunhão no mistério da kénosis.