29 SETEMBRO 2018 - São José dos Pinhais/PR - No último domingo (23), o COMISE São José (Conselho Missionário de Seminaristas) realizou a primeira Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE) da Diocese de São José dos Pinhais, nas dependências do Seminário Maior Filosófico Teológico Maria Mãe da Igreja.

Contemplando o Plano Trienal do Regional Sul II para COMISE’s, que tem como um de seus objetivos: promover formações missionárias a nível diocesano, provincial, regional e nacional.

O encontro contou com a presença dos seminaristas das diversas etapas formativas da Diocese de São José dos Pinhais e da Diocese de Paranaguá e foi assessorado pelo Padre Thiago Rodrigues SX e o Padre Rodrigo José Jacon, findando com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano de São José dos Pinhais, Dom Celso Antônio Marchiori.

Inspirado pelo tema “a identidade missionária de todo batizado, uma Igreja em saída”, Padre Thiago apresentou reflexões a partir dos documentos: Evangelii Gaudium, do Papa Francisco e Redemptoris Missio, do Papa São João Paulo II, bem como com ligações a Sagrada Escritura e o seu testemunho missionário, afirmando que “ser missionário é ser ‘prisioneiro’ do amor de Deus”.

Padre Rodrigo ao apresentar o estudo 108 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que tem como título “Missão e Cooperação Missionária”, certifica que “não é a missão que procede da Igreja, mas é a Igreja que procede da missão de Deus”. Ainda fazendo ligações com o Documento de Aparecida, Evangelii Gaudium e Ratio Fundamentalis, Padre Rodrigo, indagou a importância de termos missionários seminaristas que busquem o amor de Deus como sua fundamentação, a vocação não tem sentido se não tiver o seu alicerce em Deus.

Durante o dia, os seminaristas puderam partilhar em grupos as experiências a partir das discussões abordadas pelos assessores e também momentos de oração e interações entre os seminaristas. O encontro pode contar, também, com a presença do Reitor do Seminário Maria Mãe da Igreja, Padre Braz Hoinatz de Andrade e com alguns benfeitores.

“Missão não é devorar quilômetros, mas sobretudo abrir-se aos outros como irmãos e irmãs. E se para descobri-los e encontra-los é preciso cortar os céus e singrar os mares, então missão é partir até os confins do mundo.”

Dom Helder Camara

Texto e fotos: Alef Renan dos Santos e Luiz Felipe dos Santos