16 Fev 2017 – Diocese São José dos Pinhais – Nesta quinta-feira (16) foi realizada na sede da ABAI em Mandirituba a reunião geral do Clero da Diocese de São José dos Pinhais.

A reunião teve início as 9h com a acolhida de todos os sacerdotes e diáconos pelo Padre João Maria, Coordenador da Ação Evangelizadora da diocese. Em seguida, Dom Francisco deu as boas-vindas aos novos sacerdotes religiosos que chegaram para trabalhar na diocese.

Campanha da Fraternidade

Padre Antônio Portes fez uma apresentação do texto base da Campanha da Fraternidade 2017. Explanou sobre os objetivos, geral e específico, da CF 2017 e o conceito de BIOMA à luz da fé. Em seguida explicou sobre os BIOMAS em cada região do nosso Brasil, ilustrando as belezas, fragilidades e desafios. A pergunta principal foi desenvolvida em torna do cuidado: para você o que é cuidar da criação? Pe. Antônio apresentou a partir da proposta da CF 2017, o AGIR, em sintonia com a Doutrina Social da Igreja, e como proceder com o BIOMA de cada região do país. É preciso cultivar e cuidar da criação.

Carta Apostólica do Papa Francisco

O tema principal da reunião do clero foi desenvolvido por Dom Francisco Carlos Bach. O bispo diocesano apresentou aos padres a Carta Apostólica do Papa Francisco chamada “De Concordia Inter Codices”, publicada em 15 de setembro de 2016. Trata-se de uma Carta Apostólica em forma de Motu Proprio. O documento nasceu da necessidade de harmonizar alguns pontos do Código de Direito Canônico da Igreja Católica Latina e o Código de Direito Canônico das Igrejas Católicas Orientais. Cada um dos Códigos possui normas comuns e peculiaridades próprias, portanto, algumas normas autônomas. O objetivo é que haja concordâncias nas normas peculiares e que se possa alcançar uma disciplina comum. O Papa Francisco afirma que as discrepâncias podem incidir negativamente na práxis pastoral.

Confira o documento em português: https://canonicum.org/2016/09/21/motu-proprio-de-concordantia-inter-codices/

Dom Francisco Carlos esclareceu sobre os vários ritos existentes hoje na Igreja Católica, e sobretudo deu ênfase à Igreja Ucraniana Católica de Rito Bizantino, ligada à Santa Sé e muito presente em quase todas as dioceses do Paraná.

Construção do novo Seminário

Na sequência, o tema a ser tratado foi a construção do novo seminário diocesano. Dom Francisco fez a prestação de contas de tudo o que foi arrecado até o momento e os gastos para iniciar a obra. Solicitou encarecidamente aos padres que dediquem esforços juntamente com as suas respectivas Paróquias na contribuição e ajuda para a construção.

Confira o vídeo de Dom Francisco Carlos: https://youtu.be/Lef_Ielz39E

Pe. Paulo H. Sgarabotto, Vigário Episcopal, fez uma retrospectiva do Plano da Ação Evangelizadora (2014 – 2018). Recordou todas as ações pastorais, assembleias setoriais, escola teológica e vocacional, a terceira etapa de formação dos conselhos (Administração e Economia), a formação sobre Amoris Laetitia e a motivação para iniciar a Pastoral Pré-Judiciária, realizados até o momento. E incentivou para colocarmos forças nas ações para este ano: romaria para o Santuário de Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá, formação sobre o Ano Mariano, encontro de formação setorial para os membros do GRAEP e formação paroquial sobre a Iniciação à vida cristã.

Pe. Emerson da Silva Lipinski, coordenador da Pastoral Presbiteral, relembrou o retiro e formação dos padres para este ano e ressaltou a obrigatoriedade de todos os padres diocesanos participarem.
Pe. João Maria falou sobre o 14º Encontro Interclesial das CEB´s e a peregrinação da Ícone nas Paróquias. Em seguida, Padre Celmo apresentou a proposta de celebração para o 10º aniversário da diocese de São José dos Pinhais. Pe. Alcione explicou como será realizado a Escola/Curso sobre a pastoral Pré-judiciária, com início previsto para agosto de 2017. Pe. Aleixo fez o convite para a novena e festa em honra a São José, na Catedral Diocesana. Diácono Lourival apresentou o curso S.O.S Familia que será realizado de março a novembro. Os avisos finais ficaram por conta do Padre João Maria. E os sacerdotes receberam ao final da reunião a benção episcopal de Dom Francisco Carlos.

Pe. Marcio Adriano Krefer – PASCOM DIOCESANA / Fotos: Pe. MArcio Adriano.