29 JUNHO 2021 - Na última sexta-feira (25) a noite e sábado (26) pela manhã, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB do Regional Sul 2, promoveu no formato on-line o seu Encontro Formativo Anual.

O tema do encontro foi sobre “Vocação e Missão dos Cristãos Leigos e Leigas”, sendo assessorado pelo Bispo Dom Frei Severino Clasen, arcebispo de Maringá e Bispo Referencial CNLB no regional Sul 2. Nossa diocese ainda não tem o Conselho Diocesano de Leigos implantando, mas a coordenação da Ação Evangelizadora incentivou a participação de alguns leigos com o objetivo de iniciar o processo de estudo e reflexão para uma futura implantação. Um grupo de 16 leigos da diocese estiveram presentes.

Agradecemos ao João Paulo Angeli, presidente do CNLB – Regional Sul 2 pela oportunidade para que nossa diocese pudesse participar. Alguns leigos que participaram do evento comentam como foi a experiência.

“Participar do momento de formação do CNLB foi enriquecedor. Ter a oportunidade de estar com Dom Severino e ouvir, conhecer um pouco mais sobre o papel dos leigos e leigas na vida da igreja a partir da experiencia e conhecimento dele, foi muito importante e gratificante. Dentre os vários pontos apresentados me chamaram a atenção a fala sobre a Igreja Sinodal, ou seja, todos caminhando junto, clero e leigos. Os leigos são protagonistas de transformação da sociedade, pois estamos inseridos em todos os contextos da mesma. Existe uma necessidade de estudar os documentos sobre a Doutrina Social da Igreja. Existe um grande espaço, caminho onde nós leigos podemos e devemos nos inserir para construção de comunidades melhores e assim uma sociedade melhor". (Adalto Amaral Silva - Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Guatupê)

“Minha experiência em participar, foi gratificante pois já há muitos anos participei de um encontro na Arquidiocese de Curitiba, quando ainda não éramos Diocese. Penso que já tinha um pouco de conhecimento dos temas tratados. Mesmo na participação das Pastorais Sociais adquiri uma experiência ou conhecimento desta linha ou concepção de Igreja numa visão mais sociotransformadora. Gostaria de destacar que o Documento da CNBB 105, trata do papel do leigo ou leiga dentro de nova estrutura de Igreja a ser construída como Povo de Deus, baseado no Evangelho, nos Documentos da Igreja, em especial na Doutrina Social da Igreja, nas Encíclicas, etc. Ressalto aqui a necessidade de nós cristãos católicos termos o conhecimento destes documentos, mesmo nossos padres. Para isso se faz necessário promover uma formação na diocese, nas paróquias e comunidades. Enfim a "Igreja em Saída" do Papa Francisco. Vejo a necessidade da nossa Igreja caminhar nessa direção, ao contrário estaremos fadados a um fracasso, com omissos e conviventes com as realidades de injustiças.”  (Ciro Ellemberger – Paróquia São Cristóvão – São José dos Pinhais).

Ação Evangelizadora