18 MAIO 2021 - No dia 17 de maio foi realizada uma celebração ecumênica, como parte da Semana de Oração pela Unidade Cristã 2021. A Semana de Oração pela Unidade Cristã já faz parte da tradição das igrejas cristãs. Nasceu no século passado, e em todos os anos se repete com uma mensagem de unidade e paz.

Neste ano temos como tema: “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (Jo 15, 5-9). A proposta da semana quer escutar a Palavra de Deus, contemplá-la e crescer na unidade e no respeito, diante de um mundo dilacerado pela intolerância e falta de diálogo. “Cristo é a nossa Paz”, já nos anuncia o Apóstolo Paulo, e é nesta Paz que nos unimos em oração.

Na celebração estiveram presentes o bispo diocesano Dom Celso Antônio Marchiori, Pe Rafael Fuchs (assessor da Pastoral Litúrgica da diocese), Pe. João Maria Rodrigues Stech (Coordenador da Ação Evangelizadora), Elói Witt (Paróquia Luterana de Rio Negro), Missionário Adislon Raasch – (Paróquia Luterana de Rio Negro), Diác. Dorvalino Alves da Silva (Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Mafra SC) e o casal Jane e Abel Elias.

As paróquias foram orientadas para que nesta semana motivem a oração pela Unidade Cristã.

Oracão da Semana da Unidade Cristã

Amado e misericordioso Deus pai e mãe,

Tu nos chamas para vivermos a unidade e a reconciliação.

Por isso estamos reunidas (os) para celebrar, orar, e Te louvar.

Nesta semana de oração, queremos ser tocadas (os) por Teu Amor e ao permanecer Nele,

nos reconciliamos conosco e com nossas irmãs e irmãos.

Em Cristo, Teu Amado Filho, desejamos produzir bons frutos para vivermos em comunhão,

restabelecendo relações de amizade, partilha e solidariedade e, assim,

nos reconhecermos como irmãs e irmãos neste mundo tão dividido.