15 MAIO 2021 - No dia 16 de maio, Ascenção do Senhor, vamos celebrar o dia Mundial das Comunicações Sociais. A Pastoral da Comunicação Diocesana juntamente com a Ação Evangelizadora fazem os convite para que celebremos neste dia com todos os comunicadores.

Aos Párocos, Vigários e Coordenadores da Pastoral da Comunicação e Agentes de Pastoral.

Ref.: Dia Mundial das Comunicações Sociais

No próximo domingo, 16 de maio, celebramos a Ascensão de Jesus e o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Este ano o Papa Francisco propõe como tema: "'Vem e verás' (Jo 1,46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são".

O convite de “ir e ver” é o método de toda a comunicação humana que deseja ser transparente e honesta. O Papa Francisco propõe “gastar as solas dos sapatos”, ou seja, não permitir aquele tipo de informação que perde espaço e qualidade em troca de uma comunicação que não consegue encontrar a verdade das coisas e a vida concreta das pessoas.

O chamado de Jesus “vinde e vede” é o método mais simples para se conhecer a realidade. A fé cristã e a comunicação nascem do conhecimento direto, nascido da experiência e não por ouvir dizer. Para isso é preciso abrir-se ao encontro e não permanecer meros expectadores externos.

Todos somos responsáveis pela comunicação que fazemos, pelas informações que damos. Somos chamados a ser testemunhas da verdade: a ir, ver e partilhar. Nada pode substituir o ver pessoalmente. A comunicação acontece não só com palavras, mas com os olhos, a voz, os gestos... O grande desafio que encontramos pela frente é o de comunicar, encontrando as pessoas onde estão e como são.

Que em todas as Paróquias da Diocese, celebrem-se neste domingo o Dia Mundial das Comunicações, como forma de ampliar o gesto de ir ao encontro das pessoas. Que os párocos e vigários motivem os agentes da Pastoral da Comunicação, outras Pastorais e Movimentos, para participarem de uma Santa Missa no domingo dando destaque à mensagem do Papa Francisco com uma reflexão sobre o tema. Como sugestão, poderão apresentar no momento do ofertório ou em outro momento, algumas ferramentas de comunicação (câmera fotográfica, tripé, microfone, bíblia, documentos da Igreja, catecismo...) destacando sempre que o ser humano é comunicação. Os instrumentos são necessários mas o ir ao encontro, ver, olhar, dialogar, são essenciais para a comunicação.

Que Nossa Senhora da Comunicação e o Glorioso São José intercedam pelos comunicadores para que anunciemos a verdade com honestidade e transparência.

São José dos Pinhais, 13 de maio de 2021.

Marcos Roberto Svieck Fernandes

Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação