24 ABRIL 2021 - No dia 22 de abril, a Pastoral Vocacional juntamente com a Ação Evangelizadora da Diocese, promoveram o Encontro de Formação da Pastoral Vocacional Diocesana.

Participaram do encontro, o nosso Bispo Diocesano Dom Celso Antônio Marchiori, o padre João Maria que é assessor da Ação Evangelizadora, destacou que precisamos vocacionalizar todas as pastorais, isto é, todas as pastorais devem trabalhar promovendo as vocações e participaram também os agentes paroquiais. No início do encontro, foi dada a palavra ao padre João Batista que é assessor da Pastoral Vocacional e reitor do seminário propedêutico São José, no qual o mesmo fez a acolhida e a oração inicial do encontro, após a oração, os seminaristas do propedêutico Bruno e Emerson cantaram o hino de São José.

Padre João Batista leu para os agentes pastorais, a mensagem do 58º dia Mundial de Oração pelas Vocações, que tem como tema “São Jose: o sonho da vocação”. A mensagem do Papa enaltece as virtudes de São José, no qual o Papa propõe uma reflexão sobre as três palavras chaves: sonho, serviço e fidelidade. Palavras estas que nortearam o seguimento da nossa formação, logo após a leitura da mensagem, o secretário Leo Marcelo, organizou em 5 grupos os agentes e propôs uma atividade de reflexão.

Nesta atividade, os agentes deveriam escolher mais três palavras que chamaram atenção e assim, após uma partilha, apresentarem por meio do grupo, uma nova reflexão com base na mensagem do Ano Josefino. Após este momento de partilha, o bispo foi convidado a motivar uma mensagem vocacional para a formação, mensagem esta que trouxe mais ânimo para que os agentes ficassem mais firmes, fortes e disponíveis para o trabalho vocacional da diocese, tendo sempre como base, as três palavras que nortearam a vocação de São José.

No final da formação, o padre João agradeceu a todos pela presença e juntos, fizemos a oração de São José e escutamos o Hino do IV Congresso Nacional Vocacional.

Equipe de Comunicação da Pastoral Vocacional.