11 DEZ 2108 - Aconteceu na Casa de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava (PR), nos dias 8 e 9 de dezembro, o Seminário sobre a Campanha da Fraternidade 2019, que tem por tema: Fraternidade e Políticas Públicas.

O encontro foi assessorado pelo Antônio Evangelista (Toninho, como é chamado), assessor da Comissão Nacional da Campanha da Fraternidade da CNBB, e participaram 54 lideranças, representando 11 Arqui/Dioceses do Paraná e algumas pastorais sociais.

A Diocese de São José dos Pinhais foi representada pelo Padre Rodrigo José Jacon, os seminaristas José Adriano Baron e Felipe Teider.

O tema foi abordado por Toninho de forma clara e objetiva. Ele trabalhou os pontos centrais do texto base da Campanha da Fraternidade, apresentando exemplos de como as políticas públicas funcionam e, ao mesmo tempo, provocando os participantes a pensar em formas de participação na realidade em que vivem. Ao final do encontro, por meio de uma dinâmica, cada diocese se reuniu para discutir e propor ações concretas para viver a Campanha da Fraternidade do ano que vem e se comprometeram a entregar essas sugestões ao padre coordenador da ação evangelizadora.

No final do primeiro dia, Jardel Neves, coordenador das pastorais sociais no Regional Sul 2, apresentou uma análise de conjuntura da realidade social no estado do Paraná, especialmente nas áreas da saúde, emprego e educação. Em seguida, todos participaram da celebração eucarística na Catedral Nossa Senhora de Belém, presidida pelo secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski e concelebrada pelos padres Rodrigo José Jacon, da diocese de São José dos Pinhais, o padre Benedito Bernardino da Silva, da diocese de Paranavaí e pelos diáconos permanentes Luiz Heinen e Evaldo José Steimbach, da diocese de Palmas e Francisco Beltrão, e Dirceu Pereira da Silva, da diocese de Apucarana.

Esse seminário, promovido anualmente pelo regional Sul 2 da CNBB, é financiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade e tem por objetivo capacitar as lideranças a fim de que possam trabalhar e aplicar o tema da Campanha da Fraternidade em suas Arqui/Dioceses.