24 AGOSTO 2018 - Londrina/PR - Cerca de 130 padres das 17 (Arqui) Dioceses do Paraná, Regional Sul 2 da CNBB participaram do Encontro Regional dos Presbíteros, na casa de Retiro Emaús, em Londrina/PR.

 

O encontro aconteceu entre 21 a 23 de agosto e teve como tema: “Presbítero: um tesouro em vaso de barro” e o lema: “Para isso eu nasci e para isso eu vim ao mundo” (Jo 18,37). O encontro foi assessorado pelo padre Jésus Benedito dos Santos, da diocese de Pouso Alegre, Minas Gerais. O sacerdote é doutor em Psicologia Social pela PUC (SP) e mestre em Filosofia pela PUC (Minas), é autor de diversos livros e presta assessoria às dioceses e regionais pelo Brasil.

Organizado pelo Conselho Regional dos Presbíteros (CRP-PR) que é formado pelos coordenadores da Pastoral Presbiteral de cada diocese do Paraná, o encontro proporciona aos sacerdotes a troca de experiências, aprofundamento de temas pertinentes e sobretudo a convivência fraterna.

Um dos pontos mais detalhados no encontro foi o tema “curador ferido”. O presbítero é um ser humano que tem suas fragilidades e precisa de cuidados. Pe. Jésus desenvolveu o tema mostrando que o ministro ordenado é uma “pérola nas mãos de Deus”, é aquele que carrega as feridas das pessoas, é o presbítero pastor, discípulo do Senhor. O padre cuida de suas ovelhas, mas precisa ser cuidado também. Cuidar das suas feridas. As quatro dimensões do cuidado são: a dimensão humano-afetiva, a dimensão espiritual, física e relacional. 

O encontro regional dos presbíteros teve também momentos de lazer e celebração. Na terça-feira (22) os padres tiveram um momento de descontração com futebol e jogos. Na quarta-feira (23), o Arcebispo de Londrina Dom Jeremias Steinmetz, presidiu a celebração eucarística na Catedral de Londrina, concelebrada por Dom Pedro Zilli , bispo de Bafatá, Guiné Bissau, África, e pelos presbíteros participantes do encontro. 

Os presbiteros da diocese de São José dos Pinhais, motivados pela Pastoral Presbiteral participaram do encontro em Londrina. Representando os três setores da diocese, participaram do encontro: Pe. Emerson, Pe. Jonathan, Pe. Rodrigo, Pe. Serginho, Pe. Jandir, Pe. Rafael, Pe. Roberto Carlos, Pe. Orlando, Pe. Marcio Adriano, Frei Elves e Pe. João Batista. 


“Rezamos não para tornarmos mais divinos, mas para que possamos tornar-se mais humanos”

(Teilhard de Chardin)

Texto: Pe. Marcio Adriano Krefer – Pascom Diocesana de São José dos Pinhais

Fotos: Pascom Arquidiocese de Londrina

Confira mais fotos: CLIQUE AQUI