24 JULHO 2018 - Piraquara/PR - Aconteceu no último sábado (21), na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Piraquara, mais um encontro de formação permanente para os catequistas da Paróquia.

O evento teve início às 8h00 com credenciamento dos participantes e o tradicional café partilhado. A programação foi conduzida pelos formadores: Vanderly Polakowski, Ricardo Polakowski e Rosi Lech. O tema central deste ano foi o Querigma. Os catequistas foram convidados já na espiritualidade baseada em João 1,35-42, a refletirem sobre o chamado, e sobretudo sobre “Jesus que passa”, e espera que nós possamos ir ao seu encontro, na certeza de sabermos quem ele é.

Com objetivo de estimular a partilha e o entendimento do tema tratado na formação, além das palestras, os catequistas participaram de dinâmicas, trabalhos em grupos, e também de um “retiro individual”, no qual puderam experimentar um momento de meditação, reflexão e encontro pessoal com Deus, para ajudar a proporcionar este momento, a passagem bíblica sugerida foi a de Jesus e Zaqueu.

Para a catequista da quinta etapa, Rosa Siqueira de Lima, os encontros contribuem para seu aprendizado pessoal: “Estamos nos renovando a cada encontro, e aprendendo mais e mais uns com os outros. Só quem conhece o amor de Deus para sentir e passar para o próximo”, argumenta.

A importância das formações na Paróquia estão sendo pontuadas com muita positividade por catequistas como Elisete A. de Almeida Cristofolli, que trabalha a iniciação à vida cristã, de crianças da primeira etapa. “É sempre muito bom estar aprendendo, e esta formativa foi muito proveitosa. Os assuntos foram colocados de forma simples e fácil de serem compreendidos, pois, os palestrantes nos cativaram fazendo com que pudéssemos interagir o tempo todo. Fiquei muito feliz por ter participado e por todo o aprendizado obtido”, destaca.

A programação foi encerrada com a celebração, conduzida pelos formadores. Momento em que os catequistas foram de certa forma, enviados novamente ao serviço da evangelização. Missão esta que é desenvolvida com muito entusiasmo pela catequista Maria José: “O encontro foi maravilhoso! Quando é pra conhecer Jesus eu particularmente me sinto muito feliz. Amo trabalhar pra Jesus!”, conclui.

Texto: Jussara Andrade