16 JULHO 2018 - Aconteceu nos dias 12 a 14 de Julho, no Instituto Nossa Senhora da Salette, o Terceiro Módulo da 3ª Escola Regional Bíblico-Catequética “Emaús”, promovida pela Equipe de Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 2.

Participaram da escola, alunos integrantes das (Arqui) Dioceses do Regional Sul 2: Apucarana, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória. São mais de 60 alunos, tendo entre estes, um padre, religiosas e leigos em sua maioria, que atuam nos trabalhos de Animação Bíblico-Catequética.

Desde o primeiro módulo, sem nenhuma ausência, a Diocese de São José dos Pinhais esteve representada pelos catequistas/ formadores: Daniella Amaral, Deusdete Aparecida S. de Souza, Fernando Balbinotti, Ivan Datovo e Osnilda Maria de Souza.

Neste módulo apresentamos e refletimos sobre os trabalhos realizados referentes à importância da formação dos leigos, sobretudo dos catequistas, com base nos Documentos 84, 100, 105 e 107 da CNBB. Celebramos a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Curitiba e Referencial da Catequese no Regional Sul 2, Dom José Antônio Peruzzo.

Contamos com a presença do Padre Vanderlei Matias, Doutor em Teologia Bíblica e atualmente vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, da diocese de Apucarana, que tratou do tema “Os Dez Mandamentos e as Bem Aventuranças” (Chamados a Felicidade; chamados a Santidade) e conduziu a celebração de entrega das Bem-Aventuranças. À luz da Palavra de Deus, passando por Moisés e pelos Profetas, Padre Vanderlei nos conduziu a um encontro com o Senhor que subiu o monte, ensinou-nos a orar, desceu conosco e nos enviou a proclamar a “alegria do evangelho”.

A Equipe do Regional nos proporcionou um momento muito importante de estudo e reflexão sobre a Oração do Senhor, o Pai Nosso, com base no Catecismo da Igreja Católica e nas experiências pessoais de cada participante. Momento este que culminou com a Celebração de Entrega do Pai Nosso.

Texto. Ivan Datovo.