11 JULHO 2018 - Lapa/PR - No dia 08 de julho passado foi iniciada a escola de ministérios para os candidatos a MAC – ministro auxiliar da comunidade das Paróquias do município da Lapa: Santo Antônio, Imaculada Conceição de Mariental e Santos Reis.

As três paróquias matricularam sessenta e quatro alunos. Os candidatos a MAC foram apresentados pelos CMPC – conselhos missionários pastorais das comunidades e no itinerário formativo realizarão o seu discernimento em vista de assumirem este serviço junto de suas respectivas paróquias e comunidades.

Diz o manual do MAC à página 15: para a comunidade, o MAC é um líder religioso que deve estar sempre pronto a servi-la, disponibilizando seu tempo, seus conhecimentos e suas aptidões pessoais.

Que possam os candidatos a MAC neste tempo de formação e discernimento colocarem-se pela oração na presença de Deus para responderem com fidelidade os compromissos anexos ao ministério confiado pela Igreja.

A primeira aula foi ministrada pelo Padre Celmo Suchek de Lima que teve como tema a liturgia. Foram abordados os temas da comunidade celebrante e ministerial, o conceito de liturgia, a liturgia na obra da salvação, o mistério celebrado no tempo e num espaço e a piedade popular. Alicerce para o estudo foram alguns aspectos da Constituição Sacrosanctum Concilium.

Pe. Celmo Suchek de Lima - Pároco da Paróquia de Santo Antônio da Lapa.