15/09/2017 - Nos dias 01,02 e 03 de setembro aconteceu no salão da Capela São Sebastião na Colônia Malhada em São José dos Pinhais, o primeiro Encontro Diocesano de Jovens que recebeu o nome de EMUNAH.

Essa palavra hebraica significa: fé, além da fé, Deus que vem em nosso auxílio! O encontro teve como Rhema: “Levanta-te Jovem Guerreiro” uma inspiração da citação bíblica de Joel 4,10.

O encontro diocesano de jovens 2017 (O EMUNAH) foi organizado pelo Ministério Jovem da RCC de nossa diocese, apoiado pela Pastoral Juvenil e pela Pastoral Vocacional, em uma edição especial pela trajetória dos 10 anos de evangelização juvenil com base neste carisma. Sendo assim, esse encontro se estendeu a todas as expressões juvenis existentes em nossa diocese.

O Ministério Jovem como via de serviço da Renovação Carismática Católica (RCC) é uma resposta as necessidades da sociedade e da Igreja Católica, pois, volta-se para o estado de vida juvenil e dedica-se em pastorear, formar e evangelizar os jovens, levando-os a um encontro pessoal de amor com Nosso Senhor Jesus Cristo que resulta em grande medida, na atualização e na tomada de consciência de ser missionário por meio da experiência e relacionamento com a pessoa do Espírito Santo! Esta experiência repercute positivamente em suas histórias pessoais, movendo-os a uma mudança de mentalidade e uma transformação total de vida! Deste modo, na diocese de São José dos Pinhais, é que o Ministério Jovem vem atuando na última década!

Nessa edição celebrativa, o EMUNAH contou com participações especiais como: Daniela Almeida – Coordenadora Nacional do Ministério Jovem do Brasil; Aline Silveira - Coordenadora Estadual do Ministério Jovem do Paraná; Gil Monteiro – Músico e Missionário Católico; Dudu da Comunidade Éfeta – Músico e Missionário Católico; Padre Taciano do Nascimento Rolim – Assessor diocesano da Pastoral Juvenil; e Josmar Pereira – Coordenador diocesano da RCC de São José dos Pinhais.

Tivemos a presença também, de muitos daqueles que, nesses 10 anos, se dedicaram neste caminho de evangelização nessa expressão juvenil, vidas ofertadas ao Senhor na formação de uma nova geração de homens e mulheres, que caminham em busca de santidade, construindo a civilização do amor e difundindo a cultura de pentecostes! Estivemos sempre ligados ao materno vínculo da Igreja, conduzidos pelo Espírito Santo e debaixo da proteção e amparo da Mãe, Mestra e Rainha Maria Santíssima!

O EMUNAH contou com a presença de 380 jovens, oriundos das 14 cidades que compõe a nossa diocese. O encontro levou os jovens a ter uma experiência pessoal com a pessoa de Jesus, através da Santa Missa, do louvor, das pregações, da adoração, do sacramento da penitência, e momentos de convivência fraterna. Durante a Santa Missa de abertura, presidida pelo Padre Taciano, o Ministério Jovem e a Juventude Diocesana foram consagrados a proteção de São João Paulo II, que se tornou patrono da juventude diocesana.

O Ministério Jovem está imensamente grato a Deus pelas inúmeras bênçãos concedidas ao EMUNAH. Estamos gratos pelo grande derramamento do Espírito Santo que levou a juventude a viver um novo Pentecoste, uma experiência profunda com a pessoa do Espírito Santo. Só temos a dizer: Muito obrigado SENHOR!

Érica Amanda de Oliveira & Enderson Lopes Guimarães - Coordenadores Diocesanos do Ministério Jovem – Renovação Carismática Católica da Diocese de São José dos Pinhais