06/09/2017 - Padre Paulo Henrique Sgarabotto, administrador diocesano, participou na quinta (31) da reunião ordinária do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) junto aos Assessores e Coordenadores diocesanos de Pastorais e Movimentos no Centro Diocesano de Pastoral.

Padre Paulo, abriu a reunião agradecendo o empenho e dedicação das pastorais e movimentos, que atuam na diocese. Lembrando a importância dos leigos em suas atividades, alegra-se em ver a diocese acontecendo nas pastorais e movimentos.

Neste tempo de vacância, momento de expectativa, isso reflete nosso desejo de estarmos perseverantes e preparados para chegada do novo bispo, importante viver este tempo de forma atuante, para que também, o novo bispo encontre-nos trabalhando.

Dando sequência, a Sra. Adriana, Presidente do Apostolado da Oração, apresentou um pouco da história e como atua o Apostolado em nossa diocese. Apresentando também as orações e algumas iniciativas individuais, que cada um pode ter no dia-a-dia.

Após houve apresentação da Pastoral do Idoso, pela coordenadora diocesana Sra. Edite, informando que, apesar do nome ser ao idoso, a pastoral não é composta ou visa atender somente idosos, mas sim, é composta por um grande número de colaboradores jovens e adultos, reforçando que suas atividades vão além do idoso.

Em seguida, Padre Paulo retomou a reunião dando continuidade a apresentação iniciada em março abordando sobre o Documento 107, “Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários“ da CNBB, aprovado na 55ª Assembléia Geral dos Bispos, em Aparecida-SP, em 26 de abril a 05 de maio de 2017. Tendo este documento como base, a diocese elaborou através do Grupo de Reflexão Pastoral (GRP) o subsídio para Pastoral do Batismo, entitulado "Recebendo uma nova vida com fé e amor" que foi apresentado aos presentes. Após apresentação e explanação do subsídio, foi informado que em Novembro haverá formação do mesmo e que a Pastoral do Batismo será reorganizada para esta nova etapa de Iniciação Cristã.

Após alguns avisos pastorais, Padre Paulo finalizou a reunião reiterando o agradecimento pela presença e trabalho de todos, convidando-os para juntos fazerem uma oração de oferencimento e de dedicação a Jesus: 'Com Jesus a noite', do Apostolado da Oração.

Texto e foto: Marcos Roberto Sviek