22/08/2017 - Ocorreu em Palhoça, SC, dos dias 04 a 06 de agosto de 2017, o encontro de formação para agentes da Pastoral Carcerária que trabalham com as mulheres presas. Participaram pela Diocese de São José dos Pinhais, Paula de Souza Cunha da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Guatupe e Ir. Vera Lucia Soares, Passionista, da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos de Piraquara.

Ir. Petra, coordenadora da Pastoral Carcerária Nacional, da Mulher presa, fez a introdução e apresentou o objetivo geral da Pastoral Carcerária. Que é: “Evangelização e promoção da dignidade humana por meio da presença da Igreja nos cárceres através das equipes de pastoral na busca de um mundo sem cárceres.” Foi apresentado um documentário feito pela TV Aparecida sobre as mulheres encarceradas. O primeiro dia foi finalizado com um momento de espiritualidade: “A Maria e as Marias no cárcere, em comemoração aos 300 anos do encontro de N. S. Aparecida pelos pescadores”.
O encontro foi marcado por momentos fortes de espiritualidade lembrando, os 25 anos do massacre de Carandiru e demais massacres, os 20 anos da Campanha da Fraternidade de 1997 sobre os encarcerados e partilha com diversas experiências de vida relacionadas à pastoral carcerária e a mulher presa. Os estudos foram divididos em três grupos, tendo como base as “Regras de Bangkok”, comparado com a realidade brasileira e com visão e rumo para um “mundo sem cárceres”. 1º tema: Mulher presa e a Diversidade; 2º tema: A tortura nos cárceres femininos e 3º tema: Maternidade e saúde da mulher. Concluído com plenária e partilhas dos grupos, dúvidas e sugestões.
O encontro contribuiu para a Pastoral Carcerária na Diocese de São José dos Pinhais, em especial sobre a mulher presa, os seus sofrimentos, sua saúde e diversidade de gênero, foram momentos fortes de aprendizagem através das partilha das diferentes realidades ali trazidas pelas diferentes dioceses. O compromisso assumido conjuntamente por todos os membros da Pastoral Carcerária foi o de colocar em prática o objetivo geral desta pastoral; Conhecer a Legislação referente ao que diz respeito à mulher presa, em específico as Regras de Bangkok – série de tratados internacionais de direitos humanos; Portaria Interministerial Nº 210, de 16 de janeiro - 2014 e Indulto especial do dia das mães, decreto de 12 de abril de 2017.
Ir. Vera Lucia Soares
Paula de Souza Cunha