03 julho 2017 - No dia 24 de Junho de 2017 aconteceu o segundo encontro para a formação da pastoral da pessoa idosa na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A formação foi marcada por várias dinâmicas de grupo que tem como função a preparação dos agentes pastorais para o trabalho com os idosos das comunidades, seja espiritualmente ou na questão de ajuda em suas necessidades.

A nova pastoral contará com representantes de todas as comunidades da paróquia e será dividida em setores de atendimento, de acordo com a área de atuação dos paroquianos, podendo se estender para as outras pastorais, quando da necessidade de visita para a comunhão eucarística, por exemplo.
O objetivo da pastoral é assegurar a dignidade e a valorização das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, além de incentivar a convivência respeitosa das famílias e da comunidade com as pessoas idosas.A pastoral tem ainda o objetivo de promover o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos, com respeito à sua dignidade, espiritualidade, história de vida, suas experiências e sua cidadania, para o alcance de uma velhice ativa e digna.

O trabalho se estende também na capacitação dos agentes de pastoral para o acompanhamento dos idosos nas visitas domiciliares, promovendo o bem-estar dos idosos, criar conselhos de direitos do idoso e interagir com outras pastorais da igreja para a assistência a todas as pessoas idosas da comunidade. E por fim, tem o objetivo de esclarecer a população sobre os preconceitos contra as pessoas idosas e somar esforços para a educação continuada dos cuidadores de idosos, sempre com o foco na valorização da vida até sua fase final, tanto no aspecto espiritual quando na dignidade humana.

Texto e fotos: Leosmar José Machado (PASCOM)